Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Maria Inês.

por Inês Saraiva

Maria Inês.

por Inês Saraiva

11 de Junho, 2016

Berlim em três dias. Dia 1

Inês Saraiva

Roteiro dia 1:

Siegessaule Victory Column

Palácio do Reichstag

Portão de Brandenburgo

 

 Apesar do post se intitular "Berlim em quatro dias", a verdade é que estivémos ali três dias e meio, chegámos a Berlim pela hora do almoço, deixámos as malas no hotel e partimos à descoberta de Berlim.

À primeira vista Berlim não apaixona, é uma cidade que parece normal, cinzenta, depois.. depois de umas passadas Berlim começa apaixonar! Os mil e muitos grafites dão cor e vida aos prédios de arquitectura moderna, a cidade ganha vida com os espetáculos que vão acontecendo um pouco por todo o lado, e, o mais interessante é que no meio do fernesim de uma capital europeia, do centro económico europeu, a cidade é calma, respira-se tranquilidade.

A cidade é um contraste, entre o que era antes da II Grande Guerra Mundial, o que sofreu com a Guerra Fria, e o agora...

Apanhámos o metro em direcção ao Siegessaule Victory Column, ou a Coluna da Vitória, o interessante neste monumento, não é só a arquitectura, mas também que o mesmo não está no sítio original, sendo também interessante observar com conseguiu sobreviver à II Guerra Mundial sem grandes marcas!

IMG_1565.JPG

 (Siegessaule Victory Column)

 

A partir daqui temos a opção de explorar Berlim pelo "pulmão verde" da cidade, o Tiergarten em direcção ao Palácio do Reichstag, aqui demorem-se, caminhem devagar, o parque tem imensos recantos para descobrir, também um local ideal para praticar desporto, para um piquenique ou mesmo para sentar e relaxar.

 

Caminhámos em direcção ao  Palácio do Reichstag, que fica mesmo no final do parque, do lado esquerdo do Portão de Brandenburgo.

IMG_1604.JPG

(Palácio do Reichstag)

 

Palácio do Reichstag é o edificio onde funciona o  parlamento alemão. O edificio foi fortemente danificado durante a II Guerra Mundial, as marcas ainda são perfeitamente visiveis. 

IMG_1601.JPG

 (Nesta imagem conseguimos ob,ervar, no canto direito, o estado em que Palácio do Reichstag ficou após a II Guerra.)

 

Para visitar o edificio é necessária marcação prévia, como não sabíamos acabámos por não visitar o interior, mas segundo nos foi dito a cúpula em vidro é fantástica!

 

Continuámos em direcção ao Portão de Brandenburgo, o cartão de visita da cidade.

13082765_1324431110907394_5311136539492635607_n.jp

 

Portão de Brandenburgo fica no bairro Mitte, que é o bairro central de Berlim, o portão era um dos vários portões existente quando, há séculos atrás a cidade de Berlim era cercada por muros,  numa espécie de fortaleza, hoje é o único portão existente. Há semelhança de outros monumentos, durante a II Guerra mundial, o portão foi bastante danificado e com a divisão de Berlim em sectores após o fim da guerra em 1945,  o portão ficou na parte controlada pelos soviéticos. 

 

É aqui também, na praça do portão, que se situam a grande maioria dos consulados, alguns em edificios antigos restaurados outros em edificios de arqutectura moderna, pelo que a praça convida a sentar num dos cafés, nós escolhemos o Starbucks, para apreciar a arquitectura envolvente e aquecer a alma com um chocolate quente, o frio era tantoooooo!

IMG_1651.JPG

 

De coração cheio de Berlim e com a alma quentinha seguimos pela a avenida Unter den Liden até à zona da estação de Friedrichstraße, uma zona da cidade bastante animada, cheia de cafés, pubs, restaurantes, para jantar.

 

IMG_1657.JPG

 

Quando a noite cai, Berlim ganha outro encanto, a cidade não pára, há gente por todo o lado, as ruas ganham outra animação, os bares ficam cheios de gente, e Berlim convida a ficar mais um pouco.

 

 

IMG_1617.JPG

 

 

 

Próximo post:

 Potsdamer Platz  

Sony Center 

Topography of Terror

Checkpoint Charlie

East Gallery

 

 

 

 

Maria Inês.

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.