Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Maria Inês.

por Inês Saraiva

Maria Inês.

por Inês Saraiva

côa criativo.

Bom dia! Ontem como vos disse no instagram foi dia de workshop  no âmbito do programa "Côa Criativo", que tem por objectivo assumir-se como um conjunto de acções integradas de promoção do empreendedorismo e da criatividade no Vale do Côa. Organizado pela associação de desenvolvimento rural Territórios do Côa.

A associação Território do Côa é a entidade responsável por gerir e coordenar a Estratégia de Eficiência Colectiva (EEC) PROVERE – Turismo e Património no Vale do Côa,representa a marca regional 'Vale do Côa', tem como objecto o desenvolvimento regional sustentável e participado e a melhoria das condições sociais, culturais e materiais da vida das comunidades e áreas abrangidas, recorrendo a todas as iniciativas consideradas úteis à sua prossecução, tais como a concepção e execução de estratégias, de planos e de projectos de desenvolvimento de base territorial. Hoje, a sede é sede em Almeida.

A Territórios do Côa tem vindo ao longo dos seus anos de existência a desenvolver variadas acções, principalmente de promoção da região do Vale do Côa, o trabalho por eles desenvolvido é notável e de grande valor para a região. 

A região do Vale do Côa, que engloba também Pinhel, é uma região marcada por uma grande diversidade etnológica, gastronómica, cultural, e até mesmo de paisagem, uma região rica em cultura, marcada pela natureza e essencialmente rica pelas suas gentes, região de extensos olivais, onde no início da primavera (fevereiro e março) florescem amendoeiras e no outono (setembro e outubro) as vinhas se cobrem de folhas cor de fogo, corre para o rio Douro, um afluente cujo nome se tornou universal: é o Côa, que encerra ao longo do vale um expressivo ciclo artístico.

Milénio após milénio, as rochas de xisto que delimitam o seu leito foram-se convertendo em painéis de arte, com milhares de gravuras legadas pelo impulso criador dos nossos antepassados.

Uma região que, certamente tem muito para vos ofecerer, recria também os Caminhos de Salomão, os Caminhos de Santiago, a oferta turística é variada, consultem aqui.

Então como vos disse, o dia foi reservado a um workshop composto por três momentos, "Valor de Ser e Ousar Empreender", por Maria José Madeira, Yoga Break por Helena Carvalho, e, "Prato Cheio ou Gourmet? - a aposta na Gastronomia como fator de valorização turística", por Rodrigo Menezes.

Garanto-vos que foi uma tarde muito bem passada, onde muito se conversou e aprendeu. Os temos além de muito interessantes, foram bem desevolvidos, e, caso não saibam o Rodrigo Menezes auto-intula-se como um Fodie, ou seja, uma pessoa que tem uma paixão enorme por cozinha, por comer e essencialmente pelo ingrediente. Não comi nada que ele tenha feito, mas só pela palestra e pelos pratos que apresentou já me apaixonei pela sua cozinha!

coa.jpg

 

11156302_528724393932277_6245068398748740172_n.jpg

 

11164699_528724580598925_5155912264748343324_n.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Despertem os vossos sentidos com o Vale do Côa!

Maria Inês.