Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Maria Inês.

por Inês Saraiva

Maria Inês.

por Inês Saraiva

Costa Vicentina

Forte de Almádena, praias Boca do Rio, Salema, Zavial e Ingrina.

 

Voltamos à Rota Vicentina, confesso que enquanto escrevo estes post fico com tantas saudades da Costa Vicentina. É amor que não vos consigo explicar, mas espero conseguir, com o que vos escrevo, despertar-vos o mesmo amor.

No dia em que visitámos o Forte de Almádena e as praias Boca do Rio, Salema, Zavial e Ingrina foi um dia bastante curioso, começou com uns chuviscos pela manhã, e ao fim do dia um calor abrasador!!!

Naquele dia tínhamos decidido ficar por ali na praia na Carrapateira, porque ainda ali não tínhamos feito praia, mas a meteorologia trocou-nos as voltas! 

Aqueles chuviscos não eram nada convidativos a estender a toalha na praia, daí que decidimos ir para sul conhecer as praias.. 

A primeira paragem aconteceu logo à saída de Vila do Bispo, na aldeia de Raposeira,  quando vimos uma loja com uma decoração exterior que convidava a conhecer o interior..

IMG_9864.JPG

IMG_9862.JPG

 

 

A paragem vale a pena, a loja é tão linda por fora como por dentro...IMG_9865.JPG

 

Daqui seguimos em direcção ao Forte de Almádena e à praia Boca do Rio.

 

 Forte de Almádena.

IMG_9869.JPG

IMG_9870.JPG

Do Forte de Almádena, a paisagem é encantadora!

 

Praia de Cabanas Velhas...

IMG_9873.JPG

 

Salema ali ao fundo...

IMG_9872.JPG

 

 Depois ali ao lado vemos uma praia praticamente deserta.. A praia Boca do Rio.

IMG_9878.JPG

 Confesso que me apaixonei logo por esta praia, assim, descemos até ali..

E o encanto que já era grande, ficou maior! A praia de areia quase branca, fina, muito fina, conserva um estado praticamente natural, sem ondas, com um mar azul céu, lindo! 

IMG_9891.JPG

IMG_9885.JPG

11999893_1059992390702370_1914419659_n.jpg

 

 

Ali estivemos durante bastante tempo, respirámos fundo, sentimos a calma, serenidade que a praia transmite.. gosto do Algarve é certo, mas deste Algarve, que transmite calma... onde as praias transmitem isso mesmo serenidade...Daqui fomos conhecer Salema, que é mesmo ali ao lado...

 

Salema vista da praia...

IMG_9913.JPG

 Apesar de calma, a aldeia de Salema, já é uma aldeia turística, com alguns bares, restaurantes e imensos alojamentos locais, pensões e alguna hoteis, não obstante conserve um aspecto masi tranquilo, já se nota alguma agitação.

IMG_9915.JPG

 

Seguimos dali para a praia do Zavial e para a praia da Ingrina.

 

Praia do Zavial 

IMG_9917.JPG

 

Praia da Ingrina

IMG_9919.JPG

 As praias são semelhantes, quase que se confundem uma com a outra, com areia branca, fina, praticamente sem ondas e com um azul céu.

Finalmente, os chuviscos paráram, a temperatura começou finalmente a subir, foi aí que decidimos ir até à praia da Cordoama, e chegar até lá foi uma verdadeira aventura! 

Aventura que vos irei contar noutro post.

 

 

Próximo post:

Praia da Cordoama

 

 

Maria Inês.

 

 

4 comentários

  • Imagem de perfil

    Inês Saraiva

    02.10.15

    Cada vez que escrevo um post sobre a costa também me dá a mesma vontade de ir, acredite! ;)
    Na praia em si, só notei vento, e um vento bastante desagradável na praia de Almograve, na praia da Bordeira e na praia de Beliche! Quanto às restantes sentia vento, e às vezes até com bastante intensidade ao cimo das ravinas antes de descer até à praia, uma vez estando no areal o vento quase que por magia desaparecia!
    Talvez seja por as praias estarem abrigadas e assim mais protegidas do vento.
    Contudo, estive ali em Setembro, com temperaturas que rondavam entre os 21 e os 24 graus, talvez em épocas mais quentes não seja assim...
    É uma questão de experimentar um época mais quente! ;)
    Obrigada pelo comentário!
  • Sem imagem de perfil

    Dylan

    02.10.15

    Eu é que agradeço as suas dicas. Conheço o Sudoeste até à Bordeira, e já apanhei bastante vento, por isso, estava esperançado que, desde o Barlavento até Lagos (que não conheço), as coisas estivessem amainadas. Afinal, parece que não.
  • Imagem de perfil

    Inês Saraiva

    06.10.15

    Das praias que escrevo, e da costa, não incluem Lagos, nem a zona envolvente, a praia mais perto de Lagos onde estive foi a praia de Cabanas Velhas e não me pareceu muito ventosa, estava frio naquele dia, como em outras praias onde normalmente há calor.
    Quando lhe disse que as praias eram ventosas no cima das arribas estava a falar-lhe de Sagres e da costa sudoeste, mas depois no areal havia praias em que não se sentia vento, às vezes nem uma leve brisa.
    Obrigada pelo comentário e visita Dylan.
  • Comentar:

    CorretorMais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.