Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Maria Inês.

por Inês Saraiva

Maria Inês.

por Inês Saraiva

linguini nero di seppia com camarão

"Cozinhar não é serviço, meu neto", disse ela. "Cozinhar é um modo de amar os outros." (Mia Couto, in O fio das missangas)

 

 

Linguini nero di seppia, que nome tão pomposo, não é? A primeira vez que me cruzei com esta massa num supermercado por aí pensei "massa negra?!" e nunca lhe liguei muito. Até que um dia um dos pratos de um dos meus restaurantes preferidos (logo vos conto quais são) tinha no seu menu  "linguini nero di seppia com camarão", claro está que nesse dia foi a minha escolha.

OE não podia ter escolhido melhor, que maravilha! Ora como acontece quase sempre mal posso tento confeccionar o prato. Não ficou igual, nem podia, porque a Chef daquele restaurante é UMA CHEF mesmo.

Mas ficou muito muito bom! Tanto que hoje partilho com vocês a receita, quanto mais vezes fizerem mais vezes vão querer fazer, acreditem pois sei do que falo. Ahahah...

 

massa.jpg

 

 

 

 Ingredientes para 4 pessoas:

Meio pacote de linguine al nero di seppia
200gr de camarões
Azeite q.b.
2 Dentes de alho
Molho picante q.b.
Pimenta q.b.
Vinho branco q.b.
Sal q.b. 
 
 
Preparação:
 
Retire a pele ao camarão deixando apenas a cabeça e o rabo. Descasque os alhos.
 
Leve ao lume brando um frigideira antiaderente com azeite e adicione os alhos (sem queimar), acrescente os camarões, tempere com sal e pimenta, deixe fritar um pouco e acrescente a gosto o molho picante.
Quando os camarões estiverem um pouco dourados (não muito) acrescente um pouco de vinho branco, salteie e deixe fritar até a água dos camarões evaporar.
 
Enquanto isso, ferva em água com sal o linguine,e junte-o, depois de cozido e escorrido, aos camarões.
 
Misture bem e sirva de imediato. 
 
 
 
 
Bom apetite!