Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Maria Inês.

por Inês Saraiva

Maria Inês.

por Inês Saraiva

Risotto de Farinheira

 

"Cozinhar não é serviço, meu neto", disse ela. "Cozinhar é um modo de amar os outros." 

(Mia Couto, in O fio das missangas)

 

 

 

 De todos os cantinhos deste blog, este cantinho...este cantinho é o que mais me apaixona! De todos os pecados que me são permitidos ter, o pecado da gula, confesso é o meu Maior pecado!

 Gosto de cheiros, gosto de sabores, gosto de comida Italiana, não há nada que não seja bom as massas, as pizzas, o risotto, os gelados... hum!

 

  Hoje partilho uma receita que Adoro... "Risotto de Farinheira".

image.jpg

 

 

Ingredientes para 4 pessoas:

320gr de arroz para risotto
140 g de farinheira 
1 cebola média de cebola
0,5 dl de azeite
1 chávena de chá de vinho branco

1lt de água 
1 cubo de caldo de legumes ou de carne
60 g de queijo parmesão ralado

1 raminho de salsa fresca

 

Preparação: 
1. Aqueça o litro de água juntamente com o caldo e reserve quente, entretanto, retire a pele à farinheira,  corte-a em pedaços e reserve.

2. Numa panela adicione a cebola picada fininha com o azeite e deixe refogar por 3 minutos.

3. Quando a cebola estiver translúcida, aumente o lume, adicione o arroz e deixe fritar até as pontas do arroz ficarem transparentes, mas o centro do grão branco. Mexa constantemente de forma a não queimar.

4. Depois deve diminuir a temperatura e adicionar o vinho branco sem parar de mexer (aqui adiciono apenas um chávena de chá de vinho branco para não ficar com um sabor a vinho muito intenso, mas caso gostem do sabor intenso do vinho podem juntar até 6 chávenas de chá).

5. Assim que o vinho branco for absorvido pelo arroz, acrescente a primeira concha de caldo quente, e vá sempre mexendo, e, assim que o arroz tiver absorvido a àgua é tempo de juntar novamente, podem cozinhar em lubre brando.

6. Junte aos poucos a água do caldo até notar que o arroz está particamente cozido, mas lembrem-se juntem a água aos poucos e sempre sem parar de mexer, assim o arroz coze e absorve a água.

7. Perto do final, quando o arroz estiver quase terminado, acrescente a farinheira e a salsa (previamente picada).

8. Mexa energeticamente e adicione o queijo parmesão. Sirva imediatamente.

 

 

Dica: Podem substituir a Farinheira por outro ingrediente, o modo de preparação é o mesmo, podem por exemplo adicionar cogumelos frescos, ou outro ingrediente à vossa escolha.

 

 

 

Buon appetito!

Maria Inês.