Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Maria Inês.

por Inês Saraiva

Maria Inês.

por Inês Saraiva

Sobre planear uma viagem.

"Morre lentamente
Quem não viaja,
Quem não lê,
Quem não ouve música,
Quem não encontra graça em si mesmo (...)"

(Martha Medeiros)

 

 

Hoje falamos sobre Planear uma viagem.

Planear no verdadeiro sentido da palavra planear, e já vamos descobrir como.

Para já não estão já bem dispostos por ouvir a palavra "viajar"? Eu já me sinto a viajar só de ouvir a palavra. Sabem que viajar, respirar novos ares, conhecer culturas..sabores e cheiros diferentes, é das coisas que mais gosto de fazer?! Acho que sou viciada! E como já dizia Mário Quinata  " Viajar é trocar a roupa da alma”, vamos lá trocar a roupa!

Muitas vezes escuto pessoas que dizem que não viajam porque é caro, porque não sabem como hão-de pesquisar, entre outras coisas.

Ora pois bem, espero que com as dicas que aqui vou deixar viagem bastante e que me contem como foi, sim?

As dicas serão sobre viajar essencialmente de avião, mas perfeitamente adaptável a outro meio de transporte, com segurança.

Planear uma viagem não é como muita gente pensa uma autêntica dor de cabeça, nada disso! A viagem começará muito antes de sairmos de casa, contudo, planear requer tempo e dedicação, porquê? Vamos perder muito tempo, a ler, a pesquisar...

 

TRAVEL.png

 

Vamos começar a nossa viagem ainda em casa? Vamos a isso então..

 

Planear uma viagem não é nada do outro mundo, como já referi, no entanto é preciso lembrar que uma viagem não é só pensar nas coisas boas... existem destinos que requerem uma preparação mas detalhada, há cautelas que devemos tomar!

 Sobretudo... devemos informar-nos sobre os costumes, as leis, caso seja um país fora da União Europeia devemos conhecer também as condições de entrada para turistas no país que queremos visitar.

 

Anotem: mesmo que não concordem com a cultura do país que visitam, respeitem-na!

 

Não sei se conhecem o site da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, aqui, o site é muito útil e é possível aceder a uma grande variedade de informação sobre país que pretendemos visitar, desde informações sobre o clima, moeda local, condições de segurança, regime de vistos, transportes, sistema de saúde etc...

 

Antes que me esqueça saibam que é importante fazer um seguro internacional de saúde, porque imprevistos também podem acontecer durante uma viagem! Se viajarem dentro do espaço da União Europeia  façam-se acompanhar do Cartão Europeu de Seguro de Doença, mais informações aqui,.

 

Estas são apenas as minhas sugestões quanto a segurança, se tiverem mais digam-me! ;)

 

Quando penso em viajar faço mais uma coisinha bastante útil, pesquiso imenso na blogosfera! Há dicas super interessantes e muito úteis!

Entre outros sigo este, este e este blogue. Ah! E pesquiso sempre se o programa "Portugueses pelo Mundo", aqui, tem algum episódio sobre o local para onde vou viajar. 

 

E já escolhemos o destino certo?! E agora? 

Devemos fazer um orçamento, ou seja, quanto queremos gastar na compra de bilhetes de avião, no alojamento, devemos fazer também uma prospeção de quanto iremos gastar em alimentação, em museus/monumentos, transportes, saídas noturnas, espetáculos, compras, claro que não devemos ser rígidos no nosso orçamento, no entanto a questão do orçamento é importante para que não sejamos apanhamos desprevenidos!

 

Então e o que fazemos agora?!Já escolhemos o destino, já traçamos mais ou menos o orçamento... vamos passar ao próximo passo...

 

Comprar os bilhetes de avião...

Alojamento...

E outras dicas...

 

Mas este post vai ficar para logo logo... não vos quero cansar com um post muito longo! ;)

 

 

 

3 comentários

Comentar post