Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Maria Inês.

por Inês Saraiva

Maria Inês.

por Inês Saraiva

Sobre Planear uma viagem III

"Morre lentamente
Quem não viaja,
Quem não lê,
Quem não ouve música,
Quem não encontra graça em si mesmo (...)"

(Martha Medeiros)

 

 

Há tempos falamos sobre planear uma viagem, aqui, depois falamos sobre compra de bilhetes de avião, aqui, e, prometi partilhar os passos sobre procura de alojamento. Hoje falamos então sobre a procura de alojamento.

Para quem viaja, um dos aspetos mais importantes a ter em conta é o alojamento... Não há nada como uma boa noite de sono para acordar cheio de energia. Claro está que a escolha do alojamento deve ir de encontro com as necessidades pessoais e com o tipo de destino que escolherem, por exemplo há destinos  em que escolho simplesmente um quarto com casa de banho, outros em que prefiro que tenha piscina exterior. Como vos disse depende das necessidades e preferências de cada um. 

Quando ao alojamento devo referir que aqui gastamos a outra “grande fatia” nosso orçamento que vos falei aqui.

 

Por isso é muito importante fazer uma boa pesquisa! Os sites que costumo utilizar são os que em seguida irei indicar, se utilizarem outros partilhem a vossa informação comigo, saber nunca ocupou lugar!

 

Ora, na minha modesta opinião os motores de busca mais completos são, e, também os que utilizo, o Bookingaqui, e o Hostelworldaqui, depois consulto sempre os sites Tripadvisoraqui, e  o site Trivagoaqui, para ver opiniões, os comentários e as classificações, isto porque raramente a realidade do alojamento é diferente descrita.

Por outro lado estes motores de busca são bastantes confiáveis.

 

Aqui há algumas dicas a ter em conta...

Há semelhança do que aconteceu com a compra de bilhetes de avião, aqui, devemos também ser flexíveis na escolha das datas de marcação do alojamento, evitando de preferência a época alta (fins de semana prolongados, feriados, épocas festivas, etc..), mas como é óbvio não vamos marcar o alojamento para 7 noites com inicio de estadia em 10 de Julho e o voo com datas de 9 de Agosto! Ahahah...

 

Por outro lado, nem sempre o hotel mais barato é o melhor negócio, lembrem-se que alguns hotéis são baratos por alguma razão, por isso vejam bem os comentários disponíveis nos sites que indiquei e no próprio site  onde estão a reservar.

 

Assim é também conveniente fazer uma pesquisa sobre os pontos de interesse da cidade, isto porque acontece por vezes a  distância entre localização do alojamento em relação ao centro da cidade ser grande, ou seja, ficar afastado, assim por um lado poderemos poupar muito dinheiro, mas por outro lado, teremos que gastar em transportes ao que acrescentamos o tempo que iremos demorar a chegar ao centro da cidade.

Devo dizer-vos que às vezes compensa ficar um pouco afastado do centro, não muito, mas neste caso, ao ficar um pouco afastados do centro ou dos pontos de interesse, por exemplo da praia, convém existir uma boa rede de transportes para que assim tenhamos sempre possibilidade de nos mover até onde desejamos.

 

Também é importante saber se o preço final inclui o pequeno-almoço, se tiver ótimo, se não é mais uma despesa que teremos que acrescentar e há cidades em que o preço do pequeno-almoço fica quase do preço da estadia, logo compensa reservar com pequeno almoço, e há hoteís em que esta refeição é uma maravilha!

 

Por curiosidade, acontece algumas vezes fazermos uma pesquisa por exemplo na cidade de Roma, e escolhemos o hotel mais barato.

Agora vamos fazer uma comparação de preços para esse mesmo hotel em vários sites, ok? O que observamos? Que existe uma diferença de 20 euros para o mesmo quarto! Estranho não é? Mas é mesmo assim que acontece, cada site tem a sua margem de lucro, e daí surgirem estas diferenças.

 

 Outra opção que podemos considerar é o Couchsurfing, esta rede social permite fazer a ponte entre turistas e viajantes que queiram alojamento grátis e os anfitriões que os queiram receber. É uma das boas formas de poupar dinheiro enquanto se viaja, nunca experimentei mas conheço quem faça parte da rede e até hoje além de nunca ter tido problemas aconselha!

 

Contudo, mais uma vez digo-vos que em todas as situações é muito importante ler sempre alguns testemunhos de utilizadores que pernoitaram no hotel, é sempre útil termos uma ideia dos prós e contras do local onde queremos ficar alojados.

 

Então e o que fazemos agora?!Já escolhemos o destino, já traçamos mais ou menos o orçamento, compramos os bilhetes de avião, escolhemos alojamento... vamos viajar?!

 

Logo logo novo post onde vos conto as minhas viagens e onde vos darei dicas que considero muito úteis!

 

 

 

 

Vamos ser felizes e viajar?

Vamos!