Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Maria Inês.

por Inês Saraiva

Maria Inês.

por Inês Saraiva

Sobre Planear uma viagem IV

"Morre lentamente
Quem não viaja,
Quem não lê,
Quem não ouve música,
Quem não encontra graça em si mesmo (...)"

(Martha Medeiros)

 

 

Ir é o melhor remédio. Viajar é o melhor remédio.E vamos fazer o quê?  

Quando viajamos, devemos além dos passos que referi aquiaqui e aqui, analisar também os pontos de interesse da cidade ou região que vamos visitar: muses, monumentos, festivais, gastronomia e segurança.

Pode parece que não, mas este passo também é muito importante, para mim até é o mais dos mais importantes, não viajo por viajar, viajo porque há alguma coisa que suscita o meu interesse, o desejo de conhecer determinado local pelo interesse histórico, pelas praias, pelas paisagens naturais, às vezes são poucos os motivos, outras vezes são tantos!

 

Entendo que devemos também pesquisar as páginas oficiais de turismo da cidade ou região para onde vamos viajar. Ler blog´s, não há melhor opinião do que a que é transmitida por quem conhece ou conheceu a realidade local.

 

Neste campo há também uma grande quantidade de sites que nos fornecem informação válida e bastante útil!

 

Sugiro-vos  o site  Wikitravel , este site é uma espécie de Wikipédia das viagens. Na minha opinião, a página é bastante útil, resume o que de mais importante existe na região que queremos conhecer, mas sugiro que consultem a versão inglesa é a mais completa. Neste site existe uma parte que diz stay safe, gente atenção ao que dizem sobre as tourist traps ou scams uma espécie de esquemas de alguns locais, de alguns chicos espertos como taxistas, staff de bares e por aí que tentam levar a melhor, sacar um dinheiro a turistas menos prudentes.

 

Depois, o VirtualTourist uma plataforma digital, onde os utilizadores podem contribuir com relatos, experiências ou dados concretos. Esta página é mais completa que o wikipédia, tem milhares de comentários, enquanto o wikipédia resume-se ao principal.

 

E o Tripadvisor , este é o que mais uso, gosto muito dele, para mim é dos melhores e maiores sites do mundo de recursos, dicas de viagem e opiniões.É repleto de milhares de opiniões distribuídas por um ranking de qualidade. Muitos hotéis, museus, restaurantes e outros serviços turísticos colocam nas suas instalações e websites, o símbolo do Tripadvisor, atestando a qualidade do seu serviço, de acordo com avaliações positivas pelos membros do Tripadvisor. Acreditem, as opiniões são válidas e realistas!

 

Depois temos o velhinho Lonely Planet, para quem não dispensa o folhear, o "cheirinho de um livro na mão" são livros de viagem, podemos, também, comprar o livro em formato digital ou apenas capítulos que interessem (em formato pdf). Estes guias são muito bons, produzidos por pessoal especializado em viagens.

Têm também o site da Lonely Planet, aqui, que só de ver já vontade de viajar muito muito, também tem foruns de discussão sobre dicas de viagem.

 

Por curiosidade digo-vos que costumo pesquisar se o programa Portugueses pelo Mundo, o Facebook, tem algum programa gravado na cidade, ou na região que escolhi visitar, as dicas são sempre muito boas!

 

Depois faço o meu pequeno roteiro, o que não quero perder, o que quero mesmo ver, e o que se tiver tempo/vontade passo por lá... mas deixo sempre o lugar para o acaso, para respirar o lugar, sentir o aroma, a vida, o local.

 

Acho de extrema importância este passo, porque quando escolhemos o alojamento convém saber como vos disse aqui se o alojamento é perto dos pontos de interesse, se compensa ficar longe.

 

Depois há a questão de saber o que vamos visitar porque a maioria das vezes compensa comprar ingressos de entradas ( de museus, monumentos, etc.), pela internet, assim evitamos filas indesejadas. Há lugares em que as filas são mesmo de loucos!

 

Façam o vosso "plano" pesquisem o que conseguirem e aproveitem muito muito!

 

 

 

Vamos ser felizes e viajar?

Vamos!